04 março 2011

alimentação e yôga

O Yôga é uma filosofia estritamente prática que trabalha o corpo e a consciência de forma muito integrada. Quando se aborda a prática para principiantes, ocorre contacto com muitas técnicas de aprimoramento humano: concentração, expansão da energia vital através da respiração, actividade de limpeza interna, força e alongamento muscular, flexibilidade, energia física e também a descontracção neuro-muscular (que proporciona uma efectiva assimilação das técnicas). O aumento de força e sensibilidade proporcionado pelos exercícios sente-se desde a primeira aula e os seus efeitos são duradouros.

Sendo a alimentação uma fonte de energia vital para o corpo físico, é natural que se comece por ela quando se pretende expandir saúde e vitalidade.
Uma das frases mais célebres de Hipócrates, estudioso de medicina da Grécia Antiga do séc. V a.C, diz simplesmente: “Somos o que comemos”.

Claro que não é obrigatório ser vegetariano. Mas, tal como acontece no âmbito de outras actividades, existem regimes alimentares apropriados à natureza dos exercícios, sobretudo para aqueles que estão dedicados a um progresso sério no seu desempenho ao longo dos anos. Para o Yôga, a alimentação vegetariana é a mais indicada e compatível com o estilo de vida de suporte.

Quando se reduz o consumo de carne, começam-se a perceber os efeitos benéficos a nível de digestão, sono, concentração, energia e saúde. Toda a energia dispendida em digestões longas e difíceis, passa a ser usada para actividades mais importantes e nobres.

Quando se equaciona a alimentação vegetariana, pode questionar-se a amplitude e exequibilidade de escolhas a exercer. No entanto, ela pode ser bastante
rica e versátil. A chave está em diversificar o mais possível, evitar cair na aversão da rotina, e ter o prato colorido com alimentos frescos e ricos em bioenergia, bem como em nutrientes.

A alimentação vegetariana pode abranger todos os legumes, hortaliças, leguminosas, cereais, massas, produtos lácteos, ovos, frutas frescas, secas e oleaginosas. São alimentos ricos em nutrientes essenciais ao ser humano, tais como: proteínas, vitaminas, minerais, água, gordura e hidratos de carbono.

Sem comentários:

Enviar um comentário