18 abril 2011

francesinha vegetariana


E finalmente rendida a esta receita típica do Porto ;)
Tendo experimentado várias receitas de molhos, percebi que variam bastante, sobretudo na variação vegetariana. A minha sugestão é uma francesinha feita com pão de sementes, legumes grelhados e um molho bem picante e saboroso. A experimentar!


Ingredientes para quatro doses

8 fatias de pão de forma (normal ou com sementes)
2 courgettes
4 cogumelos portobelo grandes
fatias de queijo flamengo
azeite q.b.

Ingredientes para o molho

4,5dl cerveja sem álcool
3dl leite
2 colheres sobremesa de farinha de trigo ou maizena
6 colheres sopa de polpa de tomate
1 cubo de caldo de legumes
3 dentes de alho
2 folhas de louro
1 colher chá de cominhos em pó
2 colheres chá de pimentão doce
2 colheres chá de pimentão picante
1 colher café de pimenta caiena ou malagueta
sal, pimenta, noz moscada q.b.

Modo de preparação

Comece por preparar o molho colocando todos os ingredientes (à excepção do louro) num copo misturador e triture bem. Corte a courgette em fatias oblíquas. Lave os cogumelos e reserve. Numa frigideira, coloque um fio de azeite e leve ao lume. Salteie 8 fatias de courgette, salpique de sal e reserve. Faça o mesmo com os cogumelos. Numa travessa de ir ao forno, coloque as 4 fatias de pão(pode torrar previamente) e depois queijo em cada uma, seguida da courgette, cogumelos, queijo e finalize com pão. Cubra toda a francesinha com queijo e leve ao forno alguns minutos até aquecer e o queijo derreter.
Entretanto leve o molho a aquecer ainda na mesma frigideira e mantendo os sucos dos cogumelos. Deixe  cozinhar cerca de 5 mn, mexendo bem. Rectifique os temperos e se necessário, junte um pouco de água ou maizena para que fique um molho ligeiramente líquido mas cremoso. Retire as francesinhas para os pratos e regue com o molho. Sirva com batata frita ou assada no forno.



2 comentários:

  1. Que delícia! Vou partilhar no blogue da nossa escola, ok? Parabéns pelo blogue! Saboroso!

    ResponderEliminar