04 agosto 2011

sushi



Aí está uma receita para se fazer num jantar com um grupo de amigos. Com algum tempo e perícia na execução, o sushi tem o seu encanto maior quando é realizado por nós. Recomendo vivamente que o ponham em prática e assim desenvolvam e aprimorem cada vez mais na execução, aparência e destreza ;)
Aqui estão algumas dicas para fazer nigiris, temakis, kappas, uramakis e norimakis.

Ingredientes para o Arroz  (4 pessoas)

500gr de arroz para sushi
1 ½ o volume do arroz de água fria
10gr de sal marinho
60gr de açúcar
1dl de vinagre de arroz

Restantes Ingredientes

Folhas de algas nori para sushi
Vários vegetais crus como: pepino, cenoura, chuchu, alface roxa, espargos verdes, flor de brócolos, agrião, etc.
Várias frutas como: abacate,  maracujá, figo, manga firme ou papaia, morangos ou  kiwis, etc.
Nabo cru ou de conserva
Tomate seco demolhado ou em conserva de azeite
Queijo fresco cremoso
Gengibre em pickle
Wasabi em pó ou pasta já preparada
Molho de soja
Sementes de sésamo torradas
Sementes de sésamo pretas

Utensílios
 
Esteira para enrolar o sushi
Película aderente
Tigela com água fria e umas gotas de vinagre
Pano húmido
Faca bem afiada
Tesoura
Taças pequenas para o molho de soja
Pauzinhos

Modo de preparação

Coloque o arroz num tacho, junte a água fria e leve a ferver. Tape e deixe cozinhar em lume brando durante 12mn ou até absorver toda a água. Retire do lume e deixe repousar durante mais 10mn com o tacho tapado.
Junte o vinagre, o sal e o açúcar numa tigela e mexa bem para dissolver o açúcar (pode aquecer um pouco o vinagre para facilitar esta tarefa).
Coloque o arroz numa taça de madeira (pode usar pirex ou loiça) e deite por cima a mistura do vinagre. Com uma espátula de madeira, vá espalhando gradualmente o arroz para misturar bem e também para o arrefecer. Ao longo deste processo, pode abanar com um leque para que o arrefecimento seja mais eficaz.
Comece a preparar os legumes. Apare a base dos espargos, corte as pontas e reserve. Faça o mesmo com os brócolos. Corte os restantes legumes em tiras finas longitudinalmente assim como as frutas.
Prepare a mesa de trabalho. Use uma tábua de corte e por cima coloque a esteira forrada com a película aderente. Coloque ao lado a tigela com a água e o pano assim como todos os ingredientes necessários.



Para fazer os pastéis - nigiri


Molhe a mão e amasse um pouco de arroz sempre na palma da mão até formar um pequeno pastel oval. Espalhe um pouco de wasabi (opcional). Por cima coloque algumas tiras de legumes ou as pontas dos espargos. Corte uma tira de alga de cerca de 0,5cm e enrole à volta dos legumes e nigiri.

Sugestão: espargo, brócolos, agrião, abóbora fumada, figo, papaia, etc






Para fazer os cones - temaki


Corte a alga ao meio no sentido longitudinal ou, para fazer cones mais pequenos, divida em três e apare cerca de 3cm ao comprimento. Coloque na mão e preencha com arroz apenas a zona de um quadrado. Passe um pouco de wasabi e coloque um pouco de alface e ingredientes à escolha. Comece a enrolar na mão formando um cone, girando e apertando até terminar e molhar a alga para colar.






Para fazer pequenos rolos com pepino - kappa

Corte a alga ao meio e proceda da mesma forma. Recheie apenas com pepino. Enrole e corte em 6 pedaços.




Para fazer rolos com alga por fora – norimaki


Coloque uma folha de alga sobre a esteira com a parte brilhante voltada para baixo. Pode cortar cerca de 2cm ao comprimento da alga. Molhe os dedos na água e espalhe o arroz numa camada uniforme, sem calcar demasiado, mas de modo a que se consiga ver um pouco da alga. Deixe cerca de 1,5cm sem arroz na parte superior. Recheie com algumas tiras de legumes e fruta à escolha. Coloque mais perto do início do rolo de modo a que quando começar a enrolar, eles fiquem no meio. Aperte bem a esteira à medida que vai enrolando e achatando de maneira a que forme um quadrado. Quando chegar ao fim, molhe a parte da alga sem arroz e termine de enrolar apertando um pouco mais para a alga colar. Coloque na tábua e corte em 8 porções. Deve ir molhando a faca para que não agarre aos ingredientes.
 


Para fazer rolos com alga por dentro - uramaki

Forre toda a superfície da alga com uma camada de arroz e polvilhe com as sementes de sésamo. Vire sobre a esteira e recheie da mesma forma, agora com a alga voltada para cima.


Disponha em travessas com o gengibre e o wasabi. Coloque o molho de soja em pequenas taças. Coloque um pouco de wasabi no topo do sushi e molhe-o no molho de soja antes de comer. Assim os sabores vão-se misturar na boca e o paladar fica mais intenso. Serve com pauzinhos.



Sem comentários:

Enviar um comentário